17 de fev. de 2014

Qual tábua de corte escolher? (editado)

Desde que montamos o nosso primeiro enxoval, para morar de aluguel, nós ganhamos um jogo com duas tábuas de corte (ou de carne) feitas em madeira. Elas são super tradicionais, do tipo que toda mãe e vó tem. Mas agora, que já se passaram alguns anos, mesmo com a limpeza elas ainda ficam com o aspecto de sujas.

Já que pretendo trocá-las em breve, comecei a pesquisar sobre o assunto, e descobri que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe o uso de tábuas de carne de madeira em restaurantes e cozinhas industriais. E o motivo é que as bactérias podem ficar acumuladas nas ranhuras que a faca faz na tábua, mesmo depois de lavar, e isso aumenta as chances de contaminação. O que ficou liberado foi a utilização das tábuas de plástico, com cores diferentes, sendo uma para cada tipo de alimento.

Pois bem, quais tipos existem e qual devo escolher?

As tábuas mais comuns, que encontramos no mercado, são de madeira, de plástico, de vidro e de bambu.


1. Madeira: são as tábuas tradicionais, porém, com a limpeza mais difícil. A lâmina acaba fazendo cortes na tábua, onde as bactérias se acumulam. E se não for bem higienizada, pode infectar outros alimentos. Por outro lado, a madeira contém agentes naturais antibióticos, que retardam o crescimento bacteriano.

2. Plástico: dependendo da dureza do plástico utilizado, ele também pode ficar com ranhuras depois de um certo tempo de uso. Como o plástico não absorve água, as bactérias acabam tendo um tempo maior de sobrevivência. Existem modelos com tratamentos anti-bacterianos.

3. Vidro: não apresenta problemas com ranhuras, o que diminui a proliferação de bactérias. Porém, existem pessoas que dizem que o vidro estraga o fio das facas, além de fazer um barulho irritante. É o material mais fácil de limpar, que não pega cheiro e que possui modelos mais lindos. Eu estou apaixonada por estes kits da CasaVitra. Eu quero! <3

4. Bambu: os utensílios de bambu estão em alta. E ele é um material ecologicamente correto, com bactericida natural. Suas fibras não apresentam poros, então não há acúmulo de resíduos. Resumindo, é um produto super higiênico, sustentável e durável.

Como fazer a limpeza?

Independente do material que você escolher, é super importante manter as tábuas higienizadas, para evitar as contaminações.

Para as tábuas de madeira, lave com água e sabão, passe limão ou vinagre para matar as bactérias e seque bem toda a superfície. Se desejar, você pode raspar a tábua no sentido contrário, para remover os riscos mais superficiais. Você também pode passar óleo de cozinha para proteger a madeira.

Já as tábuas de plástico, devem ser lavadas com água e sabão e depois deixadas de molho em uma solução com 1 colher de água sanitária para 1 litro de água. Após enxaguar, passe vinagre para retirar os resíduos da água sanitária.

E as tábuas de vidro, podem ser lavadas apenas com água e sabão na limpeza diária. E periodicamente deve ser feita uma limpeza mais pesada, como no caso das tábuas de plástico.

Por último, a higiene das tábuas de bambu deve ser feita com detergente neutro e água. Seque imediatamente com um pano, e deixe em local arejado. É indicado passar óleo mineral (encontrado em farmácias) a cada seis meses, para nutrir as fibras e revitalizar a tábua.

Se possível, não misture tipos de alimentos diferentes na mesma tábua. Alimentos crus podem contaminar os outros. E o frango é um dos alimentos que mais contém bactérias. Se você não pode comprar uma tábua para carnes, outra para o frango e outra para legumes e vegetais, pelo menos tome o cuidado de higienizar a tábua sempre que for trocar de alimento.


Estou quase batendo o martelo pela de bambu.
Qual tipo de tábua vocês tem na casa ou apartamento de vocês?


Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
FanPage  |  Youtube  |  Instagram | Twitter

14 comentários:

  1. Primeira vez no blog rs,
    Em casa uso a tábua de plástico, porem a minha é emborrachada, faz o bater da faca na base ser mais macio não perdendo o fio da faca
    Minha mãe fala que a melhor é a de madeira, mas mãe é mãe rs

    Seu blog é ótimo e quebra um galho parabéns
    Ps. Escolhi o granito Branco Itaunas após ler seu comentário ahahaha

    ResponderExcluir
  2. Já desses kits de tábuas com uma para cada tipo de alimento, mas achava desnecessário. Agora que você explicou que é por causa da contaminação entre os alimentos, estou pensando em comprar mais uma para verduras, legumes e frutas. Se bem que minha mãe sempre usou uma tábua para tudo e nunca tivemos problemas. É engraçado isso de adotar costumes diferentes dos nossos pais quando montamos nossa própria casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação é ter uma para cada tipo de alimento, mas concordo que nossas mães sempre usaram uma só, e estamos aqui, vivinhas e saudáveis. Hehehe
      Beijos ;D

      Excluir
  3. Olá! Eu trabalho na vigilância sanitária da minha cidade, e tábuas de madeira não são aconselhadas mesmo! Mesmo limpando, as bactérias ficam nas ranhuras e adoram aqueles restos de carne que não saem de jeito nenhum! Aqui a gente recomenda só o uso de tábuas de vidro e se for de plástico que sejam trocadas periodicamente... é um assunto delicado, pois a maioria das pessoas gosta só das de madeira e diz que não acontece nada, mas quando dava dor de barriga em alguém em casa, essas mesmas pessoas nunca lembram que pode ser bactéria da inofensiva tábua de cortar carne... rsrsrs

    Ótimo post! Utilidade pública! Parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!
    Tenho uma de plastico para o diário e uma de madeira enooooooorme pra quando faço churrasco!!! Nunca passei vinagre nelas =/ , mas achei bem legal!!!! =) Só passo agua sanitária na de plastico....
    Achei bem interessante em ter uma tabua para cada finalidade, nunca havia pensado nisso.
    As que você está pensando em comprar tem um preço muito bom! Vale a pena investir...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fabizinha, prefira a de vidro... elas são bem mais higiênicas. Mais tbm é sempre bom ter uma de madeira guardada se vcs curtem um churrasquinho rs.

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana...
    Como eu não como carne, em casa não temos tábua de carne. Temos um tábua de plastico para o que for salgado (verdura e legumes), outra de vidro para o que for doce (fruta, chocolate, etc) e outra para queijo que é de bambu. Eu gosto de ter essa divisão também com as colheres de cozinhar, em casa eu gosto muito colher de silicone (conhecida como mão de vaca) e como ela pega cheiro, eu deixo uma só para salgado e outra só para os doces. E se eu pudesse também faria essas divisões com panelas, por exemplo ter uma só para fazer brigadeiro/arroz doce/pavê, mas como tenho um jogo certinho não deu para separar uma só para isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, que bacana Flávia! Muito legal ter uma tábua pra salgados, outra pra doces e a de queijos também. Adorei! =D
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Fabi! Comprei uma bem pequena da tramontina, ele é pequena e bem leve, bem prática para picar pequenos legumes...Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Pode comentar a vontade. Sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2013 Dicas do Novo Apê. Powered by Blogger