18 de fev. de 2014

Batalha de rejuntes: Acrílico x Epóxi


Eu sei que existem vários tipos de rejunte para pisos e azulejos. Inclusive, existem argamassas que já assentam e rejuntam. Mas, todo mundo sempre pergunta e acaba comparando o rejunte acrílico com o rejunte epóxi. E o que muitos não sabem, é que eles tem várias coisas em comum. Vamos ver se existe um vencedor?

Rejunte acrílico

É um rejunte que possui como base, a resina acrílica. Ele já vem pronto para uso, e seca em 12 horas. 

Principais características:

  • Flexível e impermeável;
  • Pronto para uso, basta abrir a embalagem e aplicar;
  • Possui acabamento liso;
  • Não desbota;
  • Fácil aplicação e limpeza;
  • Resistência à formação de fungos;
  • Secagem em 12 horas.

Rendimento:
O rendimento depende do tamanho do revestimento e do espaço da junta. Usando como exemplo um revestimento de 50x50cm com 3mm de junta, será necessário 0,14kg/m².

Custo:
O custo aproximado é de R$25,90 (C&C) para o pote de 1kg.

Rejunte epóxi

É um rejunte bicomponente (resina e endurecedor), à base de resina epóxi. Não vem pronto para uso, o produto deve ser preparado e utilizado imediatamente, porque seca com rapidez.

Principais características:

  • Impermeável;
  • Possui ótimo acabamento liso, com um efeito plastificado;
  • Não retém a sujeira, sendo de fácil limpeza;
  • Não desbota;
  • Alta resistência à ataques químicos;
  • Evita a formação de manchas de mofo e bolor;
  • Aplicação difícil, devido à rápida secagem (uma vez endurecido, a remoção é quase impossível).

Rendimento:
O rendimento depende do tamanho do revestimento, da espessura e do espaço da junta. Usando como exemplo um revestimento de 60x60cm, com 10mm de espessura e 3mm de junta, o gasto estimado é de 0,21kg/m². Isso sem considerar nenhuma perda durante a aplicação.

Custo:
O custo aproximado é de R$49,90 (C&C) para a caixa com 1,5kg.

***

Deu empate! Como vocês leram acima, os dois produtos possuem praticamente o mesmo efeito. A principal diferença fica por conta do acabamento e da resistência superior no caso do epóxi. O custo do epóxi também é mais elevado, podendo chegar a 4 vezes mais que o acrílico, e a dificuldade para a aplicação também deve ser levada em conta.

Quando ainda estávamos reformando o apartamento, eu queria muito colocar o epóxi. Mas, os vendedores não me aconselharam, e eu também não encontrei mão de obra qualificada, que se arriscasse a aplicar o produto pra mim.

A aplicação deve ser feita com capricho, de forma ágil e mesmo assim, ainda podem ficar manchas quase impossíveis de sair, porque a resina epóxi pode manchar pedras brancas ou porosas. E por estes motivos, os pedreiros não querem se responsabilizar (e na época nem o meu tio, mestre de obras, quis).

A minha opinião final

Eu não me arrisquei com o epóxi e acho que não arriscaria se tivesse outra oportunidade. Hoje em dia, os fabricantes investem bastante na qualidade e eficiência dos produtos, e como nós utilizamos revestimentos retificados, com junta de 1mm, quase não sobra espaço para o rejunte, que aparece só um pouquinho. 

Além disso, o custo do epóxi é maior, e a chance de danificar o meu porcelanato e o azulejo que também não foram baratos, somando também a mão de obra da aplicação, foi outro ponto que pesou para a decisão pelo acrílico.

E para quem não sabe, utilizamos o rejunte acrílico nas cores branco para os azulejos dos banheiros, e marfim para o piso. E a cor palha para o piso da cozinha. Hoje, um ano e meio depois, o rejunte branco ainda permanece intacto, sem mofo e limpo. Já o marfim e o palha que estão no chão, estão um pouquinho encardidos, mas é coisa quase imperceptível. Não me arrependo de ter optado pelo acrílico.

Mesmo assim, eu quero arriscar!

Então, eu deixo algumas dicas básicas, para que você diminua os riscos de uma aplicação mal sucedida.

Se o pedreiro não quiser fazer a aplicação, não insista: existe uma grande chance de que ele não saiba manusear o produto, e possa fazer lambança. Procure mão de obra qualificada, com indicações.

Pesquise as melhores marcas: já que você vai investir em um produto mais caro, procure um de qualidade superior. Existem também, marcas com acessórios de aplicação, ou que simplesmente possuem maior facilidade para misturar, e aplicar o produto. Ou até armazenar o que sobrar. 

Procure fotos do resultado final: você pode pedir que o teu pedreiro te mostre fotos de trabalhos anteriores, ou pesquisar na internet, para saber se realmente é este tipo de acabamento que você quer. Lembre-se que por mais limpa que seja a aplicação, o produto pode manchar o revestimento. 

Faça testes: se você ainda tem dúvidas, em relação ao acabamento e a cor, peça para o pedreiro fazer um teste em partes do piso ou da parede que fiquem escondidos.

Acompanhe a reforma: tanto para a aplicação do rejunte epóxi, quanto para as outras fases da reforma que você julgue importante, sempre acompanhe o andamento e converse com o pedreiro para que ele faça do jeito que você quer. É a velha história: "Não adianta chorar pelo leite derramado."


Fontes: O Azulejista, Argatex


E aí, por qual tipo de rejunte vocês irão optar?


Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
FanPage  |  Youtube  |  Instagram | Twitter

12 comentários:

  1. Oiii Fabizinha, estou em falta por aqui... mas coisas andam corridas por aqui rs.
    Então, adorei a dica... ainda estou por fora do assunto... mais agora já deu uma clareada e já sei qual eu vou querer para o apêzinho rs.

    Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu se decidir Erikinha.
      Boa sorte querida! =D
      Beijão

      Excluir
  2. Oi Fabi!
    Ótimas dicas!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu rejuntei meus banheiros com o epoxi da portokol. Aqui no RJ está fazendo calor e 50º, e com isso a cada caixa que fazia, perdia mais da metade do rejunte pois secava em 20 minutos! Mas o acabamento é muito bom! Comprei para a cozinha o rejunte da Eliane, que fica bem "plastificado" nem parece rejunte de tão lisinho... o da portokol parece rejunte normal à base d'água, mesmo sendo epoxi. Depois conto se o rejunte Eliane é melhor! Adoro seu blog!!!! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Pri, to esperando o seu parecer sobre o da Eliane então.
      Obrigada pelo carinho. =D
      Beijos

      Excluir
    2. Olá Pri, e Fabi... chegaram a uma conclusão? o Epoxi da Eliane é melhor?
      Fabi, estou montando um escritório que tem piso branco com rejunte escuro, e quero colocar tudo branco, o receio de colocar o acrílico é ele ficar sujo ou preto rapidamente... O que você acha? Será que o acrílico eu consigo limpar sempre que sujar sem tirar o rejunte?

      Excluir
  4. Oi Fabiana,gostaria de saber como esta seu rejunte acrilico branco hj?!Estou querendo optar pelo acrilico fortaleza,mas nao decidi ainda,pq eu tive um cinza e encardia mto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, perdão pela demora!
      Então, o rejunte branco eu só usei nas paredes (azulejos) e continuam branquinhos. Não encardiram nada e nem mofaram. Já a cor palha e marfim que usamos nos pisos, estão um pouquinho encardidos em alguns lugares, mas nada alarmante não. As marcas que usamos foram a ArgaTex e a Fortaleza.
      Beijos

      Excluir
    2. Aqui vai uma dica, acesse:
      https://www.facebook.com/TopRejuntes

      Excluir
  5. Gostaria de saber se o rejunte fortaleza acrílico encarde mesmo, estou querendo colocar a cor palha no piso casa inteira. mas estou com duvida sobre o encardimento e impermeabilidade
    aguardo o cantato

    ResponderExcluir
  6. Ola meu nome é Marcos sou a pessoa que auxilia o pedreiro.
    Já fiz o aplicação de rejunte epoxi quartzolit em porcelanato polido.
    A recusa de muitos profissionais em fazer o aplicação é por ser
    muito difícil e desafiador.
    O Rejunte epoxi quartzolit tem um cheiro horrível de peixe podre.
    Eu fazia a aplicação dava o acabamento ate aqui ok mas depois na hora
    de limpar as peças eu estragava o acabamento e vice versa.
    Se deixava secar de + não conseguia dar o acabamento pois o epoxi
    é muito duro.
    Mas finalmente eu consegui terminar o serviço e ficou um acabamento
    +++ excelente que eu já vi em uma cozinha.
    O rejunte epoxi quartzolit eu recomendo pra piso do banheiro,box
    sacada em pequenas áreas no chão.
    O Pedreiro que eu trabalho serviços com porcelanato com rejunte epoxi ele se recusa
    a fazer.E eu o auxiliar se for rejuntar porcelanato com rejunte epoxi em grandes áreas também se recuso a fazer pois não quero problemas para min.
    Pra este serviço precisa se dar fermentas certas para a aplicação em grandes
    áreas. Bomba para aplicação(semelhante ao aplicador de silicone + compressor
    de ar alta pressão.

    ResponderExcluir

Olá! Pode comentar a vontade. Sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2013 Dicas do Novo Apê. Powered by Blogger