Eu não sou nenhuma maníaca por organização e limpeza. Mas, acredito que temos que dar valor à todas as coisas que conquistamos e/ou compramos. E isso inclui zelar para que os nossos bens durem o máximo possível.
Uma das coisas que fizemos antes mesmo de mudar, foi forrar os armários e gavetas. E esta é uma prática que eu trouxe lá da casa da minha mãe. Mas, agora me peguei pensando: Porque raios forrar os armários?
Bom, antes de sair correndo e pesquisar no Google, ou partir para uma resposta óbvia, eu liguei para a mamis. E o que ela me explicou, é que isso é coisa das antigas, do tempo da vovó. Onde as donas de casa forravam os armários com panos de prato ou tecidos coloridos (não existia muito plástico ou contact), tanto para proteger quanto para decorar os móveis.
E para me convencer um pouco mais, fiz uma pesquisa básica, e olha o que eu descobri:
Proteção
Ao forrar as prateleiras e gavetas, você evitará que a louça e os mantimentos tenham contato direto com o móvel. E isso protegerá a madeira dos riscos, ou do contato com louças ainda úmidas. Além disso, se a louça for frágil, será mais difícil lascar ou trincar quando você manuseá-la dentro do armário.
Limpeza
Conforme você for empilhando as louças e mantimentos, eles podem fazer marcas na madeira, que são difíceis de remover. Tanto a poeira antiga e impregnada, quanto algum produto aberto que escorreu, podem se tornar uma tortura para sair. E dependendo do material que você escolher para forrar o teu armário, fica muito mais fácil retirar, lavar e colocar novamente, do que ficar esfregando o local.
Materiais
Hoje em dia, temos muitas opções, mais do que antigamente. Você pode utilizar o EVA, que é emborrachado e protege tanto as louças frágeis do atrito, quanto os armários de riscos e arranhões. Além disso, ele é fácil de limpar e possui diversas cores.
Outras opções são: alguns modelos de jogo americano, plásticos e contact. Existem até, produtos específicos para isso, com propriedades anti-odor, anti-bolor e anti-bactéria. Não é aconselhável o uso de papel comum, porque ele rasga e amassa com facilidade, além de facilitar a proliferação de insetos.
Para os guarda-roupas ou cômodas, você pode optar por papel perfumado, papel vegetal, ou algum outro que não agrade às traças e insetos.
***
Alguns experts em organização, aconselham que os armários só sejam forrados, se o revestimento deles for de má qualidade. Ou, se o aglomerado estiver esfarelando. Se você concordar com isso, ou achar exagero sair forrando tudo, preocupe-se apenas com o local onde irá guardar as louças frágeis, mantimentos e produtos de limpeza que possam escorrer, ou lugares que possam ter contato acidental com líquidos.
No apê, utilizamos um plástico transparente em todos os armários e gavetas da cozinha, da lavanderia e dos banheiros. Já no guarda-roupas, eu aproveitei os restos de papel de parede. =D
Vocês também tem esse hábito na casinha de vocês?!
Primeiro eu amei o post, e não tenho esse hábito, mas achei super válido... estou pensando em até forrar minhas gavetas que guado talheres... bjos
ResponderExcluirA dica é ótima sim Cris, facilita muito na limpeza e na conservação dos móveis e louças.
ExcluirBeijos :D
Ótima dica Fabizinha!
ResponderExcluir: D
Beeeijos
Obrigada flor!
ExcluirBeijo
Oi Fabi eu tenho este hábito sim, inclusive to fazendo um post sobre isso, quando finaliza-lo vou linkar este que contém informações legais.
ResponderExcluirBjs
Gélia
Legal Gélia, quando fizer me avisa. =D
ExcluirBeijos
Fabi, aqui no apê coloquei esse plástico mais grossinho nos armários da cozinha também.
ResponderExcluirAmei a ideia das sobras do papel de parede nos armários dos quartos.
Tks ; )
Bjin
reformadomeuap
Legal Bia! É uma bela forma de proteger os móveis né?!
ExcluirBeijão
Ola pessoal,
ResponderExcluirestou na luta para achar o plastico para que eu possa forrar as gavetas aqui de casa. Alguém tem alguma dica de onde posso encontrar, aqui no Rio? Não queria que fosse contact, mas o plastico mais grossinho. Se não tiverem dica de local para comprar, poderiam me ajudar dizendo o nome certinho do material?
Obrigada, Ana
Faço isso em todos os meus moveis desde que casei,gosto daqueles plasticos que parecem rendinhas fica muito fofo, bem mais pratico de limpar ne Fabi. Bjs
ResponderExcluirRealmente os de rendinha são super fofos! <3
ExcluirE fica muito mais prático pra limpar. ;)
Beijão
Bom dia
ResponderExcluirVc poderia por favor me ajudar dizendo onde encontro o plástico transparente aqui em sp?
Agradeço muito
Obrigada
Elizete
Elizete, perdão pela demora. Você encontra em bazares, armarinhos e até papelarias.
ExcluirBeijos
Como é o nome desse plastico ? e compro por medida ou por folha ? Forro meu armário com jornal mas esta horrível e sujo .Obrigado
ResponderExcluirEu forrei com um plástico transparente bem flexível, 12,50 reais o metro, que encontrei em loja de tecidos. É vendido por metro e também pode ser usado em mesas para não riscar, com opções de liso e estampado. Antes de ir a loja, calculem o quanto irão precisar, pois a largura do plástico era de 1,40 m, levei uma trena para auxiliar.
ResponderExcluir