6 de fev. de 2014

Arriscar é viver?

Olá queridas e queridos!

Acho que faz bastante tempo, que eu não posto nossos dilemas pessoais aqui no Dicas. Eu adoro dividir tudo com vocês. Mas, na verdade, nenhum assunto pessoal estava merecendo destaque por aqui (apenas coisas do cotidiano). 

Bom, quem acompanha o blog, sabe que o meu bairro anda bastante violento, e eu fico cada vez mais acuada no apê. Da parte do marido, ele sempre morou em casa, e só topou morar em apartamento por minha causa. 

Juntando a vontade dele de se mudar para uma casa, e o meu desespero pela segurança, nós começamos a pensar em comprar uma casa em condomínio fechado, ou um lote para construir, o mais perto possível do trabalho dele, em um bairro bom.

Esse projeto, nós chamamos de fase 2 da vida. E é como se subíssemos alguns degraus. O problema, é que logicamente, pra isso, precisamos de dinheiro. Então a grande questão é: será que o melhor é vender o amado apartamento e investir na casa, ou alugar o apartamento e pagar o financiamento dele com o dinheiro do aluguel, e financiar outra casa?

A primeira opção certamente é a mais segura, mas o marido tem na cabeça, uma ideia fixa de não vender as coisas que conquistou. A segunda opção, é a mais arriscada, porque se o apartamento ficar sem locação por alguns meses, não conseguimos pagar todas as prestações. Em compensação, se a gente encarar esse desafio, ficaríamos com duas propriedades.

Esse é o básico, sem falar na reforma ou construção da outra casa, e no sincronismo de tudo, da venda ou locação do apê, com os trâmites da nova casa. A nossa renda hoje em dia, também não é nada estável. Como abrimos empresa, e eu estou só com o blog, existem meses que estamos bem e em outros o dimdim diminui.

Isso tudo é tão complicado, e mexe tanto com a nossa cabeça, que eu estou evitando até pensar. Principalmente, porque resolvemos visitar alguns decorados no final de semana, e saímos apaixonados por uma casa maravilhosa, com uma localização ótima e um preço ok.


E o que eu pretendo com esse post? Eu quero desabafar, e também quero que vocês compartilhem as experiências de vocês comigo. Preciso saber se vocês já se arriscaram dessa forma, ou se acham loucura e que devemos sossegar o facho por aqui.


Estou com o coração apertado, posso contar com as opiniões de vocês?


Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
FanPage  |  Youtube  |  Instagram | Twitter

20 comentários:

  1. Vivo com esses conflitos! A inicio meu blog falava da reforma da casa onde eu ia morar, pouco depois decidi comprar um apartamento na planta, fazer quitinetes pra alugar no quintal da casa, a parte da frente fiz meu escritório e o do meu marido e deixamos de pagar aluguel pra trabalhar. Comprei o ap na planta, sonho de consumo, era perfeito! Mas hoje já não acho mais tão perfeito, nem estou morando nele ainda e já penso em algo maior e melhor. Não sei se vou pra frente com isso, pq sofremos muito na compra desse ap. Nunca mais postei nada no meu blog, pq desde agosto o financiamento dele está rolando, em outra oportunidade detalho. mas a verdade é que nunca estamos satisfeitos com o que temos. E eu sou como seu marido DETESTO vender, adoro comprar! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua história comigo. Realmente, nunca estamos 100% satisfeitos, mas acho que isso é o que nos faz evoluir.
      Ainda estamos pensando sobre o que fazer, mas vou manter vocês por dentro das nossas decisões. =D
      Beijos

      Excluir
  2. Fabi,
    Acrdito que vc tem que ver primeiramente sua felicidade? Vc está feliz no apê? As vagas presas o marido quer casa? Enfin são questinametos que sei que vc já fez e está fazendo...é como o próprio tema do post já diz Arriscar é viver...acho que vale sim alugar o apê p/ ir p/ casinha rs. Tenho até o exemplo do meu irmão mas no caso dele foi o contrário ele alugou a casa dele e comprou o apê...hj ele paga as prestações do ap~e com o din da casa...e como já diz minha mãe...Deus providencia tudo! Lindo projeto da casa! Fica com Deus, Danielle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, se for contar a felicidade, eu acho sim, que seria mais feliz em uma casa com quintal, bairro mais seguro, sossego e tudo mais. Mas, se a dívida for me tirar o sono, não sei até onde a mudança compensa. =S
      Estamos conversando muito sobre o assunto, obrigada pelo apoio! Assim que decidirmos o que fazer, atualizo vocês.
      Beijãooo

      Excluir
  3. Ola..estou a procura de casa em condomínio fechado também. Onde vocês este que gostaram? =)

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana, no final do ano passado eu vivi esse mesmo dilema. Estava com um apartamento novo porém tinha a necessidade de mudar para outro imóvel com uma localização melhor. Tentamos procurar um imóvel novo sem vender o antigo mas o problema era conseguir algum que coubesse no nosso orçamento. Os imóveis aqui no Rio de Janeiro estão extremamente caros e chegamos a conclusão, que para não desfazer do apartamento antigo, teríamos que esperar ainda muitos anos para juntarmos um bom dinheiro e dar como entrada no novo apartamento. Como não queríamos esperar, decidimos comprar outro na planta (pois as condições de pagamento são mais flexíveis) e colocar o nosso antigo para vender usando o lucro da venda no abatimento do saldo devedor do novo AP. O valor do novo AP é quase o dobro do antigo! Nesse momento, acabei de vender meu antigo apartamento e estou super feliz que esteja tudo dando certo. A previsão é de entregarmos o AP antigo para os novos proprietários até MAIO desse ano. Meu novo AP fica pronto no final desse ano e enquanto ele não sai, encontramos um AP provisório, com aluguem baratinho, para nos mudarmos e possibilitar a entrega do nosso AP antigo. Confesso que tem que ter uma boa dose de coragem mas com esse mercado louco, sem coragem fica realmente complicado. De qualquer forma, eu e meu marido temos mais estabilidade financeira para arriscar um pouco mais. O que aconselho para vc é: ter um pouco de paciência e aguardar pelo menos até as Olimpíadas para ver se os preços melhoram e, enquanto isso, comece a juntar dinheiro com força total. Assim quando surgir uma oportunidade, vcs terão como dar entrada em um apartamento novo sem ficar com um valor alto de financiamento. Quanto ao aluguel do seu atual apartamento... fica tranquila.... o que não faltam são pessoas querendo alugar um AP novinho :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Tatiane, que coragem! Obrigada por ter compartilhado a sua experiência comigo.
      Realmente o mercado é maluco, e precisamos ser um pouco também, para poder sair do lugar não é mesmo?
      Bom, ainda temos muito o que conversar, e assim que decidirmos algo, eu venho contar pra vocês.
      Beijão querida!

      Excluir
  5. Oi Fabi! Eu não gosto de opinar e muito menos julgar as decisões dos outros. Ninguém, além de você (e marido), sabe ou entende as suas aflições e desejos. Estou prestes a me mudar para o meu apartamento e não penso em sair de lá tão cedo. Imagino que você também pensava assim, mas se as circunstâncias mudaram acredito que você deve seguir o seu coração. Faça tudo com calma e analise bem todos os aspectos, mas não tenha medo de buscar os seus sonhos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter comentado Mariana. Realmente, as circunstâncias mudaram, e a gente ainda está analisando as possibilidades.
      Qualquer novidade venho contar! =D
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, eu nao sei o que te falar. Nunca me arrisquei assim, mas hj em dia, sendo seu ape novinho, acredito que vc irá conseguir alugar fácil. É só colocar em uma imobiliária que não terá grandes problemas. E sempre que tiver uma graninha a mais, guarde para eventuais imprevistos, como em meses que possa o ape estar desocupado.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, nós vivemos nos arriscando por aqui. A minha última peripécia, foi ter deixado o emprego por acreditar no blog. Mas, a compra da casa, é um passo muito mais arriscado, e me deixa com dor de barriga.. hahaha
      Concordo com você, se tomarmos essa decisão, precisamos ter uma reserva guardada para os imprevistos.
      Obrigada por ter comentado viu! Beijão grande.

      Excluir
  7. Fabizinha, que difícil hein!
    Acho que buscar os nossos sonhos vem em primeiro lugar! Lógico que no caso de vocês um análise para ver o que será melhor para os dois será o melhor a fazer.
    Viver sem segurança não é brincadeira, e talvez a idéia de buscar um lugar novo e melhor seja bacana.
    Sei que deve dar aquela apertadinha no coração de deixar o apê lindooo que vocês tem mas se vocês tem condições de ampliar o sonho e partir para a fase 2 tem todo o meu aponho.

    Boa sorte querida, estou por aqui.

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil né meu anjo, mas nós vamos conversar com calma por aqui, para não botar o carro na frente dos bois. Muito obrigada pelo apoio de sempre!
      Dedos cruzados.. =D
      Beijos querida! <3

      Excluir
  8. Oi amiga!
    Olha, este ap é nossa 3ª residencia já. Embora eu esteja hj numa fase de querer criar mais raízes, posso dizer q as mudanças de endereço foram as melhores coisas q fizemos. A primeira era de aluguel e num lugar péssimo, numa avenida de mão dupla, barulhenta, um pó preto q impregnava nas coisas, aff...aí compramos nosso ap e até q era bonzinho pra nós dois...porém qdo as crianças chegaram e foram crescendo, sentí a necessidade de morar num lugar maior e com um comércio mais próximo, pois eu necessitava de sair toda hora pra abastecer a casa...e encontramos esse. Ainda tem algumas coisas q se pudesse mudaria, mas de longe é o melhor lugar q moramos até agora...se não tivéssemos arriscado, não saberíamos disso né?
    Acho q vc tem q pesquisar tudo! Localização, vizinhança, comércio, serviços, a planta do lugar, se bate sol e todas as variáveis q vc julgar importante e se jogar...pq qdo a gente se joga, a gente faz acontecer...se não temos dinheiro, corremos atrás...claro, um certo planejamento tem q ter, mas aproveitem q vcs ainda não tem filhote, pq se tiverem q comer pão seco, vcs comem e ta td certo (já aconteceu conosco)...já com filhos, o buraco é mais embaixo. Faça acontecer amiga, a hora é essa! Bjssss e Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, você é um exemplo de mulher pra mim. Mãe de dois filhos lindos, um apê impecável, família maravilhosa, já passou por maus bocados. Olha, você me inspira mulher! Muito obrigada por me apoiar viu, mas tô com medim! Hahaha
      Veremos o que acontece, tudo com calma, e na sua hora.
      Um beijo enorme, adoro você amiga!

      Excluir
  9. Olha, Fabiana, eu nunca comento blogs, mas senti a necessidade de comentar seu post pra sugerir que você procure a opinião de alguém especializado em finanças e investimentos. Atualmente o investimento em imóveis tem sido bem pouco recomendado pelos analistas, já que os preços não estão subindo como antes. É claro que mudar de imóvel pode ser uma boa pra vocês, mas eu imagino que seria uma melhor opção vender o apartamento para comprar a casa. Tentar manter os dois imóveis já deixaria de ser atender a uma necessidade de moradia e bem estar e passaria a ser investimento. Vocês teriam duas dívidas de financiamento paralelas (juros em dobro) e uma boa dose de risco. Vendendo o apartamento, você consegue dar uma entrada maior na casa, financiar um valor menor dela, e pagar menos juros. Não sou especialista, mas sugiro que você consulte um (pode até ser um gerente de confiança no seu banco) pra ver opções de investimento mais rentáveis e seguras e ao mesmo tempo se mudar pro lugar que te deixar mais feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, não tinha pensado por esse lado. Vou procurar me informar com um gerente, que é amigo nosso.
      Muitoooo obrigada!!! Um abração!

      Excluir
  10. Oi Fabi, eu adoro o seu blog, e me identifico bastante com ele!!!! passei exatamente pelo que estás passando. Compramos o ap e moramos 3 anos, eu amava nosso apartamento, todo reformado e lindo, mas várias coisas no condomínio me desagradavam, uma delas era a vaga para o carro. Eu comecei a pensar na ideia de vender o ap, mas meu marido não estava muito afim, então combinamos o seguinte, colocar para venda e se em 2 meses não vendesse desistiríamos da ideia. Colocamos um valor bem acima da média, dos demais apartamentos ali do condomínio, e vendemos em menos de 1 mês. Compramos um terreno com uma casa velha, no bairro que mais gostamos dentro da nossa cidade, fomos morar e planejar a casa nova, ainda estamos construindo, e morando e a vida anda meio bagunçada, mas ver acasa dos meus sonhos tomando forma num lugar que amo, vejo que foi a melhor escolha. Dá medo sim de arriscar, mas se não arriscar, sempre vai ter aquela sensação de que a vida podia estar melhor. No meu caso vejo que não subimos alguns degraus e sim uma escada inteira, ahhhh e no futuro, depois da casa pronta, daí sim vamos investir e comprar um ap para alugar, ou só para investimento mesmo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déia, a sua história é super parecida com o que estou passando hoje. Fico feliz em saber que está dando tudo certo viu!
      Muito obrigada por compartilhar a sua experiência comigo. Eu e o marido ainda estamos conversando bastante, e qualquer novidade, venho contar pra vocês.
      Um beijo enorme, e dedos cruzados pra que dê tudo certo pra você.

      Excluir

Olá! Pode comentar a vontade. Sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2013 Dicas do Novo Apê. Powered by Blogger