Pois é gente, o verão está bombando! Pelo menos, aqui em São Paulo, não da pra ficar sem um ventilador, e uma garrafinha de água à disposição.
É importantíssimo pra saúde, manter-se bem hidratada(o) e cozinhar com água filtrada, para evitar as viroses. E como uma das minha dúvidas de reforma, foi a escolha do filtro, trouxe para vocês um apanhado de 8 tipos (comuns e nem tanto assim).
1. Filtro de barro: aposto que todo mundo conhece né?! Possui o sistema de filtragem mais básico, com minerais. Porém, é um sistema eficiente, que está presente em quase todos os outros métodos. Apesar do tamanho e do design rústico, ele pode reter até 99% de partículas. A vela interna deve ser lavada, e trocada periodicamente.
2. Galão: o sistema de entrega de galões já esteve muito em alta, tanto nas residências, quanto em pequenas e médias empresas. Além do custo com a troca de galões, e o tamanho, um dos maiores problemas, é o de procedência da água. Fique atenta(o).
3. Purificador de parede: é uma ótima opção para quem precisa economizar espaço. Normalmente, as empresas que fazem a instalação desse tipo de purificador, já oferecem um plano de manutenção. Antes de investir no aparelho, verifique se a construtora já deixou o ponto de água preparado, ou se a parede onde deseja colocá-lo, não é estrutural e você pode pedir ao pedreiro que faça um ponto. Normalmente, possui um refil, que precisa ser trocado conforme especificação do fabricante.
4. Purificador de mesa: apesar do tamanho de alguns modelos, os fabricantes tem investido cada vez mais nos projetos de design e tecnologia desse tipo de purificador. É possível encontrar versões com água gelada, e diversas outras funções. Existem também, empresas que oferecem serviços de assinatura e manutenção para os aparelhos. Assim como nos modelos de parede, a maioria dos purificadores de mesa funciona com a troca dos refis.
5. Torneira com filtro: esse foi o sistema que escolhemos aqui para o apartamento. Apesar do alto investimento que fizemos, o filtro fica escondido dentro do corpo da torneira, e não ocupa espaço nenhum. Existem outros modelos, de outras marcas, que certamente podem atender a sua necessidade, sem desembolsar tanto dinheiro. Também necessita da troca do refil do elemento filtrante, periodicamente.
6. Filtro para ponto de entrada de água: este tipo de filtro, deve ser conectado diretamente na entrada de água. Existem modelos com capacidade para filtrar toda a água que abastece a casa, ou você pode simplesmente colocá-lo na entrada de água da pia da cozinha. Assim, toda a água que passar pela torneira, estará filtrada. Ele pode ser instalado abaixo da bancada, e ficar escondido dentro dos armários. Também pede revisão e manutenção periódica. (Era a minha segunda opção depois da Deca Twin)
7. Filtro com torneira: as únicas diferenças desse tipo, para o número 5, é o tipo de filtragem, normalmente feito por velas. E também, o design. A maioria dos filtros desse modelo, possui o sistema de filtragem bem parecido com os filtros de barro. É mais uma opção para quem não tem espaço.
8. Filtro de encaixe na torneira: pode ser uma opção caso você queira manter a torneira entregue pela construtora, e também precise de espaço. Eu já tive esse tipo de filtro, e não gostava muito do volume na ponta da torneira. Acabava batendo toda hora.
Acreditem, existem diversos tipos de filtragem, com funções diferentes. Como por exemplo, os minerais, carvão ativado, membranas de fibra oca, luz ultravioleta, entre outros. Como não sou química, não posso indicar o ideal para vocês. Então, quando optar por um modelo, faça uma pesquisa específica, para ver se o modo de filtragem vai atender ao que você precisa e proteger a sua família. Levando em conta, inclusive, a região onde você mora, e o tipo de tratamento de água oferecido pela concessionária.
E se por algum motivo, você não tenha comprado um filtro, pode ferver a água para purificá-la. Só não esqueça de manter fervura por pelo menos 5 minutos, para matar a maioria dos microorganismos. E não abuse, alguns vírus como o da hepatite A, só são destruídos com temperaturas acima de 120 ºC.
Qual o tipo de filtro ou purificador vocês tem em casa?
Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
Bacana esse post Fabizinha. Domingo passado fomos a Leroy, e aproveitamos para dar uma olhadinha nas torneiras com filtros, até pesquisei uma da lorenzeti que era estilo a sua, porém tirando as dúvidas com o vendedor ele disse que não aconselhava a compra dela devido a falta de filtro no mercado, ele disse que tinha a impressão que eles só fabricavam a torneira.. pois o filtro era quase impossível de se encontrar. Já o modelo do seu da Deca ele disse que era tranquilo... e vi o precinho da bichinha lá... cara por demais rs. Mas acabei convencendo o meu noivinho a comprá-la, então ela entrou para a lista das compras futuras... assim que o financiamento sair (nadica de nada ainda).
ResponderExcluirE vc, já trocou o filtro da sua?
Beeijos
Olá amore! Realmente essa Deca Twin encanta né? Ela é linda, tudo em um. Enfim, eu ainda acho que vale cada centavo. =P
ExcluirA minha, acredita que ainda não troquei o filtro até hoje? A assistência da Deca disse para esperar dar sinais de troca (diminuir a qtd. de água, gosto etc.) e até agora, nada! Estou até pensando em trocar mesmo assim.
Beijão
Oi Fabi!
ResponderExcluirMuito legal o post!!!
Uso aqui o de galão, sempre vejo a procedência, mas é temporário até eu fazer minha cozinha... já esse purificador de mesa não vai galão também? A água sai da onde? rsrs
Vi um vídeo de um médico palestrando sobre a água, ele diz que a mineral que fica nos galões expostos ao sol por longas horas, tipo de um estado a outro causa câncer por liberar agentes do galão para água com o sol, forma essa reação química, dai sempre compro de fontes aqui de perto da região mesmo! E ele falou que os purificadores eram os piores venenos, que nem para o maior inimigo poderia ser dado! Então restou o filtro, que ele também falou alguma coisa ruim, mas não tão relevante, rsrs
Beijos!
"Construindo Minha Casa Clean"
Grazi, esse purificador de mesa, tem alguns que usam galão, mas tem outros, como este da Brastemp, que fica ligado direto na saída de água.
ExcluirEu já ouvi falarem da reação do plástico com líquidos quentes e tal, mas não sabia que tinha esse monte de "contras" até com um galão exposto ao sol. Precisamos tomar cuidado!
Acho que o ideal é usar um filtro mesmo, lavar bem e trocar sempre o refil né.
Beijão querida!
Oi Fabi!
ExcluirComplicado escolher qual o pior né, rsrs
Mas ainda acho que o filtro está melhor que o purificador e ainda fico com a água mineral das fontes aqui da minha região, que dai a exposição é bem menor ao sol do que o purificador!!
Beijão!
"Construindo Minha Casa Clean"