30 de jan. de 2014

Soluções para vagas presas no estacionamento

Conforme eu prometi no post "Vagas presas e problemas no estacionamento do condomínio", hoje eu venho trazer para vocês, algumas soluções para o problema das vagas presas.

É claro, que qualquer uma dessas alterações, precisará passar pela votação e aprovação em assembléia. E acreditem, entrar em um consenso, é o maior dos problemas. Mas já serve para vocês levarem como sugestão, caso enfrentem este dilema.

Troca de chaves


Esta é a solução mais barata, e que não implica em nenhuma alteração física ou estrutural. Depende basicamente da confiança entre vizinhos, e consiste na troca das chaves reserva dos veículos. Você fica de posse da chave do seu vizinho de vaga, e ele da sua. 
Além disso, vocês podem combinar a melhor maneira, que se encaixe na rotina de vocês. Um pode sempre ficar com a vaga da frente, o outro com a de trás, ou simplesmente, quem chegar primeiro para na frente.
Pontos positivos: custo zero, não há necessidade de obras.
Pontos negativos: necessidade de manobrar outro carro, responsabilidade por outro veículo, acostumar-se com os macetes (tamanho, alarme, tipo de câmbio) do outro carro, maior tempo para sair de casa.

Vaga deslizante

Foto: Easy Parking
Este é um sistema de vagas, que conta com plataformas móveis, que pode ser automatizado ou não, e ter mais de um andar. Estéticamente não é muito bonito, mas é uma ótima solução, porque pode até dobrar o número de vagas. O custo é de aproximadamente R$700,00 por carro, segundo pesquisa feita em 2011. 
Pontos positivos: pode solucionar completamente o problema das vagas presas.
Pontos negativos: no caso de um sistema não automatizado, será necessário empurrar os outros carros. Depende de um projeto muito bem feito, para que o sistema funcione corretamente. Existe a necessidade de obras.

Manobrista

Foto: Blue Valet
É uma solução, que financeiramente é viável apenas para condomínios de luxo e alto padrão. Normalmente, depende da contratação de uma empresa terceira, que trará um custo fixo mensal para o condomínio e por consequência, o aumento da taxa paga por apartamento. Depende da quantidade de apartamentos, carros, de um planejamento de turnos (já que existem horários de pico) e para que tudo funcione bem, pode ser muito oneroso para o condomínio. Algumas construtoras colocam em contrato a necessidade de contratação de manobristas, mas vale questionar, quem custeará o serviço.
Pontos positivos: conforto total para o condômino, e não existe a necessidade de obras.
Pontos negativos: custos elevados, contratação de empresas terceiras, responsabilização por avarias, contratação de seguros, necessidade de um alto número de funcionários para condomínios com uma grande circulação. 

Otimização de vagas


Com a otimização, é possível aumentar o número de vagas disponíveis, diminuir a quantidade de vagas presas, aumentar o espaço de manobra, ou então, aumentar o tamanho das vagas. 
A idéia é refazer o projeto do estacionamento, alterando a disposição das vagas para 45 graus, na diagonal. O ganho de espaço é de aproximadamente 7%, e o serviço deve ser feito por uma empresa especializada. 
No nosso condomínio, o custo da obra seria muito elevado, principalmente, porque temos grama no meio das vagas.
Pontos positivos: dependendo da área do estacionamento e da quantidade de vagas presas, o problema pode ser completamente resolvido.
Pontos negativos: custo de projeto, obra, acomodação dos veículos durante as obras.


Para a implantação de qualquer um destes modelos, é aconselhável que o condomínio invista em câmeras de segurança. É uma medida necessária em caso de batidas, arranhões, furtos etc. 


Antes de investir em um apartamento com vaga presa, vale a pena repensar a compra, e ver se você estará disposto a passar por estes aborrecimentos.
E se você conhece alguma outra solução, pode deixar um comentário abaixo. =D


Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
FanPage  |  Youtube  |  Instagram | Twitter

8 comentários:

  1. Fabi de Deus!!! Que inconveniente essas vagas presas...eu nunca tinha ouvido falar e como estou esperando o meu apê, já tratei de saber isso ( não terei vaga presa)...Boa sorte e que vcs achem a melhor maneira possivel para se viver bem!!! Danielle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terrível mesmo Danielle! Tivemos que nos adaptar como deu. =S
      Beijos

      Excluir
  2. Aii que dilema! Achei bastante interessante esse post apresentando as soluções, com certeza tem muita gente passando por isso.
    Eu votaria para a Vaga deslizante ou Otimização, eu não teria coragem de confiar numa pessoa que mal conheço para deixar minha chave do carro, e se ele riscar? Sem chances comigo... rsrs.
    De qualquer forma, não existe nenhum terreno baldio proximo ao predio? poderiam comprar e fazer de estacionamento, rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, por aqui, temos que confiar nos vizinhos. Não tem jeito. =(
      Até tem um terreno próximo, mas é da prefeitura. Não podemos construir um estacionamento nele..rs
      Beijos querida!

      Excluir
  3. Já vi essas vagas deslizantes... acho que é uma das melhores opções... mas a otimização tb ajuda muito! Lá no meu vamos ter que pensar em alguma coisa...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o problema é o custo né Fran. Normalmente, o valor vai ser rateado pelos condôminos, e é difícil conseguir a aprovação em assembléia. =(
      Beijos

      Excluir

Olá! Pode comentar a vontade. Sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2013 Dicas do Novo Apê. Powered by Blogger