7 de jan. de 2014

Minhas férias em Minas Gerais

Primeiro post do ano, eba! Aproveito pra repetir, que desejo um ano super iluminado para todos. Cheio de conquistas e realizações, saúde, dimdim e força de vontade para que todos atinjam as metas traçadas. E novamente, muito obrigada pelo carinho em 2013, quero continuar vendo todos por aqui agora nesse ano. =D

Bom, quero começar o ano contando como foram as "mini férias" que tiramos. Quem viu o post anterior, e assistiu o vídeo, sabe que fomos pra São João da Chapada, que é um distrito de Diamantina, no estado de Minas Gerais. Tiramos centenas de fotos, tentei selecionar as melhores.

Diamantina fica a quase 900km de São Paulo, e nós demoramos umas 12h pra chegar. De lá, é preciso pegar uma estrada de terra e percorrer uns 22km pra chegar em São João da Chapada, onde moram os meus avós paternos. 



O celular fica sem sinal, e os lugares que pegam uma ou duas barrinhas, são disputados. A maioria das pessoas vai pra perto do cruzeiro, na entrada da cidade, ou então, embaixo da árvore do jardim da casa dos meus avós. Por isso sumi, estava praticamente incomunicável.


A sensação, é de que esta casa e este povoado estão carregados de histórias centenárias, que encantam e enchem os olhos de quem estiver disposto a ouvir. Basta uma merenda ao pé do fogão a lenha de algum habitante, ou uma conversa na pedreira enquanto se olha o movimento, para atiçar a curiosidade e a imaginação de quem ouve os causos de São João da Chapada.




Esta é a casa dos meus avós, com estilo colonial, cheia de janelas, jardins e com o típico fogão a lenha.



Ahhhh o feijão de vó. Como de costume depois das refeições: "Deus que aumente!". E continuando no jardim de vó, olha quanta riqueza:





E andando por São João da Chapada:

Prontos pra sair explorando tudo! Eu, papi e mamis. (marido tirou a foto)
Antigo garimpo
Eu estava com uma blusinha vermelha esse dia, o boi começou a bufar e eu quase saí correndo. Hahaha
Será que estava calor? Joguei a camiseta do marido na minha cabeça.
Meu pai "panhando" jambo.
Nossa, o jambo estava docinho!
Olha esse cacto que lindo!
Passeio por Rio Pardo
Marido renovando as energias
E eu também! Voltei renovada!
Pôr do sol mais lindo!
Paz

Entramos numa viagem, de que o sol se pondo, parecia um lago no céu. Não parece mesmo?!
E o elefantinho na nuvem, do lado direito da foto?
E agora um pouco de Diamantina pra vocês:

Catedral 
Antigamente, os negros não podiam atravessar a torre da igreja, que normalmente era na frente. Esta igreja foi construída com a torre atrás, para que Chica da Silva pudesse entrar.
Já foi em uma agência assim? 
Olha essa loja da O Boticário. *-*
A cidade é repleta de igrejas
E ladeiras.. já não aguentava mais subir. =P
Vista da cidade
Outra agência bancária
Vida noturna 
Plaquinha curiosa. =D
E por último, um passeio na Gruta do Salitre:


Força família! :P

Curiosidades

Não é puxando a sardinha, mas a hospitalidade dos mineiros, é uma das melhores que eu já vi. Eles sempre te tratam como se fosse da família, sempre tem lugar na mesa e uma cama pra você dormir.

As refeições são muitas. Tem o desjejum, o café da manhã, o lanche e o almoço. Depois vem outro lanche, o café da tarde, a janta e a ceia. Comi muito! =P

Em muitas casas, a água do banho é aquecida por uma serpentina que passa dentro do fogão a lenha. 

Apesar dos tempos modernos, a cidade ainda é repleta de costumes religiosos e festivos. Nada passa sem comemoração. 

A minha vó solta cada frase, que impossível não rir ou então não querer agarrá-la e beijá-la. Algumas que eu me lembro: "Não tá sujo, é só feiura!" ou então "Ui, grudou no meu didim!".

E o meu avô, é mais contador de histórias. E com poucos jovens pra ouvir, ele se preocupa: 
"O problema é que o jovem não quer ouvir as histórias dos mais velhos. Quando eu morrer, tudo vai comigo." E ele tem razão. Fiz questão de ouvir tudinho!

Vó tem 86 anos e meu vô tem 87. Segundo meu avô, eles estão casados fazem 64 anos e 120 dias. E nunca ninguém o viu abraçado, beijando, ou brigado com a minha vó. Olha o respeito!

O sotaque e as falas do povo de São João e Diamantina, são praticamente um dialeto. Depois de alguns dias o ouvido acostuma, e a gente se pega falando "igualzim".

Todas as pessoas tem apelido. E normalmente são chamadas fulano de tal. Eu sou a "Fabiana de Francisco". =D

E os causos? Tem onça que come língua de gado, cobra de crista, farol de carro na estrada que nunca chega na cidade, e por aí vai. #medo

---

Adoramos a viagem, apesar de muito cansativa. Voltamos renovados e já estou cheia de saudades dos meus parentes lá de longe. Obrigada por ler este big post, e reviver as férias comigo!

Para saber mais sobre a cidade de Diamantina - MG, clique aqui.

Beijocas


E vocês, também estão prontinhos para começar o ano com tudo?!


Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
FanPage  |  Youtube  |  Instagram

12 comentários:

  1. Ahhh que lugar lindo! amei, minha avó paterna tbm é de Minas.. .de uma cidadizinha próximo a Viçosa... a uns 600 km daqui.
    Amei a cidade, fiquei até com vontade de conhecer... adoro cidades históricas assim.
    E convenhamos que o cooktop é demais, mas a comidinha do fogão a e lenha não tem igual! hahah boa demais Sô!

    Ameei Fabizinha, tbm estou criando um post para contar algumas dicas de viagens que fizemos...

    Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que delícia, eu tenho parentes em Viçosa também. =D
      Nada como a comidinha de fogão a lenha, já quero! #nhami

      Beijão amore!

      Excluir
  2. Fabi, que delícia... minha família pe de MG também de uma cidade próxima a dos seus avós! Não passo um ano sem ir ficar com minha família, sem apertar minha Vóvis gostosa e sem comer aquela comida maravilhosa que só um bom forno a lenha sabe fazer. Amo que não funciona o celular direito, os rios, as cachoeiras, o povo mineiro, as ruas de paralelepípedo... aiiii que delícia! Beijinhos para você e saudades :)

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que delíciaaa meu Deus... fui me refugiar em MG neste final de ano também! Minha família é de Ponte Nova, uma cidade coladinha (coladinha mesmo), com a da família da Erika Freitas.... Meu Deus, eu amo tudo isso que você postou, meu sonho é ter minha casa com um forno a lenha pra eu ficar preta de tanto cozinhar na brasa! Um dia eu chego lá, com minha horta, meu quintal... ai ai! Beijinhos pra você minha queridaaaaa! Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frannnnn a minha mãe é de Ponte Nova! Nunca fui conhecer a cidade dela, porque todos os nossos parentes de lá vieram pra SP, estão em BH ou em Viçosa. Adoraria conhecer a cidade natal dela. Quem sabe um dia! Essa minerada é gente boa né?! rsrsrs Saudades já.
      Beijos

      Excluir
    2. Gente que mudo pequeno Fabi... vai conhecer Ponte Nova sim, é pequenininha mas é tão legal :).. bom saber que somos praticamente da mesma terra rsrsrs! Beijo grande :)

      Excluir
  4. Nossa Fabi, que lindo, muito bom!!! Fiquei em São Paulo esse fim de ano, pior trabalhando hahaha, ano que vem quero ver se consigo tirar uns dias pra relaxar, revigora a alma viu.

    Grande beijo e vamos com tudo pra 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii Ana, precisa descansar sim querida.Trate de tirar uns diazinhos para relaxar. =D
      Beijos

      Excluir
  5. Maravilhosa esta viagem sua, fiquei com vontade de conhecer esta cidade. sou de sp e não tenho parente em Minas, mas já viajei um pouco pelo Brasil e concordo com vc, o povo de Minas é o mais hospitaleiro. E eles respeitam mesmo os feriados religiosos, eu viajei o ano passado na páscoa para uma cidadezinha minúscula de minas e não tinha nenhum restaurante aberto na hora do almoço na sexta feira santa rs ai a dona da pousada convidou eu e meu marido para almoçar na fazenda do pai dela. detalhe, ela não foi, e nao tava ganhando nada com isso, a pousada era super baratinha a diária. o pai dela colheu verduras da horta, pegou truta q ele criava e nos preparou um almoço, na pura bondade, onde a gente vê isso? ah e fiquei com vontade do jambo, desde a minha infancia q nao como. sempre visito seu blog mas nunca comentei. parabens pelo ape e pelas super dicas! abraço, Elca Petroli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elca, seja sempre muito bem vinda no blog. E fique a vontade para comentar.
      Essa viagem foi uma delícia, e eu recomendo que você vá conhecer Diamantina/MG quando tiver um tempinho. Irá se encantar, esses mineirinhos são tudo de bão, uai! =D
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Fabi! Que legal sua viajem, a cidade pelo jeito é linda!!! Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Pode comentar a vontade. Sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2013 Dicas do Novo Apê. Powered by Blogger