Eu estava conversando com a Erikinha, do blog Casa Comigo.com, e ela estava ansiosa pela emissão do Habite-se do condomínio dela. Várias lembranças vieram à tona e eu lembrei do quanto eu ficava nervosa esperando notícias do meu apartamento.
Tão nervosa, que eu fazia de tudo pra saber o que estava acontecendo. Se tudo estava OK na prefeitura, se tinham solicitado o Certificado de Conclusão de Obra, o Habite-se e tudo mais relacionado a esta fase. E pra mim, era um martírio esperar a única atualização mensal do site da construtora. Os percentuais da obra subiam a passos de tartaruga, e apenas 2 ou 3 fotos eram liberadas por mês.
E foi em um dia de desespero, que eu descobri duas formas para acalmar os ânimos e diminuir a roeção de unhas (os links estão no final do post).
De Olho Na Obra
O site da prefeitura de São Paulo mantém um serviço chamado De Olho na Obra. E lá, é possível consultar praticamente em tempo real, o que está sendo construído e reformado na cidade. Ou seja, se a construtora entra com o pedido da conclusão da obra, você consegue acompanhar o status pelo site.
Você pode buscar pelo SQL que é o número de contribuinte do imóvel (você encontra este número no contrato, ou pode conseguir com a própria construtora). Ou então, pode pesquisar pelo endereço. Atente-se para as intruções do site.
Na tabela exibida após a consulta, você consegue obter diversas informações, clicando na lupa, no número do documento ou no número do requerimento.
Diário Oficial
Outra dica importante, é que todos os processos relacionados ao condomínio, são publicados no Diário Oficial. E se a sua construtora for lerda, como a minha foi, você consegue ficar sabendo antes de todo mundo, que o habite-se já foi liberado e o certificado de conclusão da obra foi deferido.
Para consultar no Diário Oficial, você pode buscar digitando a razão social que consta no teu contrato, o número de contribuinte (SQL ou INCRA), ou o CNPJ. As vezes, você precisa tentar de diversas formas, com ou sem pontuação e acentuação, espaços, zeros etc.
Você consegue visualizar desde a autorização de instalação e funcionamento de elevadores, até o certificado de conclusão:
Eu sei que tenho leitores do Brasil inteiro, mas infelizmente, estes serviços vão ajudar apenas quem tiver imóveis na cidade e no estado de São Paulo. Se você tiver imóvel em outros estados, já sabe que existem serviços desse tipo. Busque as informações na sua região e no site da prefeitura da sua cidade. =D
Todas estas informações são publicas. Você não precisa de usuário e senha para ter acesso. O único problema, é que precisa garimpar de verdade para encontrar alguma coisa. O caminho das pedras eu já dei. Agora cabe a vocês "fuçar" um pouquinho, para acalmar os nervos.
Links
Espero que consigam utilizar os serviços e aproveitar as dicas!
Ebaaaaaa! Amei o post Fabizinha!
ResponderExcluirE vc me ajudou e muito rs!
Já indiquei lá no grupo do meu apê para virem ver aqui hein.. rs
Beeijos
ótima dica... mas o meu continua só no alvará de execução... buááááá...
ResponderExcluirjá o do lado está com o certificado de conclusão de obra pronto...
beijinhos...
Uaauu... amei o post! Vou fuçar agora as informações.
ResponderExcluirBjos
http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/
Oi Erika td bem? tou na luta com meu habite-se. Já tenho até o número do bendito, mas agora informam que tem que ter a averbação do habite-se. Só pode entregar as chaves após esta averbação??? Não vejo muito as pessoas comentando disso, falam só sobre o habite-se... vc sabe alguma coisa sobre isso?
ResponderExcluirBjos
http://nossopreciosopalacio.blogspot.com.br/
Olha Dai, como já faz um tempo, eu não me recordo exatamente como foi a burocracia do habite-se e da averbação. Mas, eu lembro que passamos por isso e só entregaram as chaves depois da vistoria aprovada, habite-se averbado, liberação do corpo de bombeiros e financiamento ok também. Tudo pra enlouquecer a gente né?
ExcluirExistem construtoras com uma abordagem diferente, que te deixam ir reformando ou guardando coisas no apartamento. Mas, são raras.
Boa sorte! Haja ansiedade.. =S
Beijos