Morar em condomínio, me abriu os olhos para novos horizontes. São diversos assuntos, que normalmente passam despercebidos, até causar uma discussão entre os moradores.
O assunto da vez, é sobre a coleta do lixo. E acreditem, isso gera polêmica no condomínio até hoje.
Acontece, que diversos condomínios, principalmente os mais antigos, permitem que sejam colocadas lixeiras nos vãos das escadas de incêndio. Assim, o máximo de trabalho que o morador tem, é levar o seu lixo, até o hall da escada do seu próprio andar.
Mas, muita gente não sabe, que o corpo de bombeiros possui uma norma antiga que regulamenta a segurança dos condomínios, e não permite que sejam colocadas lixeiras no hall das escadas. Essa é uma rota de fuga em casos de incêndio, portanto, mesmo em construções com recuo nas escadas, o vão não deve ser obstruído.
Os condomínios que ainda permitem a colocação das lixeiras nas escadas dos andares, correm o risco de serem multados, perder os direitos de indenização das seguradoras em caso de sinistro ou então não conseguir a renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
E qual o local correto?
O projeto de um condomínio, já deve ser feito, pensando na correta destinação do lixo. E normalmente, fica concentrado no subsolo, ou próximo ao estacionamento e saída. No caso do condomínio onde eu moro, tanto as lixeiras, quanto as caixas de correspondências, ficam no hall da escada do térreo de cada torre. Os funcionários recolhem, e levam para a lixeira principal, próxima a saída. Ainda assim, eu acho que não é o local mais seguro, porque mesmo utilizando um recuo na parede, as lixeiras as vezes ficam lotadas e transbordam, impedindo a passagem.
Comodidade ou segurança?
A grande polêmica e assunto de discussão esta neste ponto. Qualquer decisão que tire os moradores da zona de conforto, ou então da rotina em que estavam acostumados, causa resistência. Eu concordo que é complicado separar o lixo e descer com ele pelo elevador, até a lixeira que está no térreo. Mas, a partir do momento que esse ato implica na minha segurança, e da minha família, a comodidade entra em segundo plano.
Bom senso já!
Tudo bem, você, assim com eu, já se conformou em transitar com o lixo pelo condomínio. Mas, por favor, tenha bom senso. Acondicione corretamente o lixo e veja se não tem nenhum líquido vazando. Preste atenção se não caíram gotas de chorume pelo caminho, porque alguém pode pisar sem querer e sair sujando o hall. No fim, quando você retornar, pode pisar novamente e sujar o teu próprio apartamento. Sem falar, que o elevador é uma caixa sem ventilação. Pode ser uma gotinha só que respingou, mas e se a gente somar uma gotinha de cada apartamento?
Além disso, se você tiver alguma coisa muito volumosa para levar ao lixo, se informe e descarte no local apropriado. Caixas e embalagens grandes, bem como entulho, madeiras etc. devem ser colocadas em local indicado pela zeladoria, e as vezes o condomínio nem se responsabiliza pelo descarte desses itens.
Olha só essas fotos, tiradas no meu condomínio. É justo culpar o funcionário ou os moradores?![]() |
O lixo comum teve que ser jogado no chão, porque lotaram as lixeiras de isopor e caixas |
![]() |
Imagina se nesse dia tivéssemos uma emergência? |
![]() |
Essa caixa foi deixada em um dos andares |
![]() |
Fica complicado pegar as correspondências |
![]() |
Olha quanto lixo foi deixado nas áreas comuns! Esse morador aproveitou "porcamente" uma lixeira externa |
Se você se preocupa com a sua segurança e a de seus familiares e vizinhos, verifique se o condomínio já possui o AVCB e se está dentro desse tipo de norma. Não vale "maquiar" o condomínio para obter o laudo e depois praticar as irregularidades pensando só no conforto. Não dá para prever quando algo sério irá acontecer.
E aí, como fazem a coleta no teu condomínio?!
Beijos
Gostou do post?! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e ajudar a divulgar.
Fabi boa tarde !!!
ResponderExcluirAchei o tema super importante esse post, aqui no meu condomínio não tem nenhum procedimento de coleta de lixo, e a lixeira fica bem na entrada e visivelmente e horrível para as pessoas que entram, falta muito senso de coletividade!!
Abs
Poxa Aninha, tenta sugerir mudanças para a síndica. Talvez dê para melhorar.
ExcluirBoa sorte!
Beijos
Aqui no meu condominio, colocamos umas lixeiras enormes pretas no fundo de cada torre e o descarte é feito lá, exceto entulho, madeira, etc...e o papelão é colocado separado pois vendemos para juntar dinheiro para pqnas melhorias. O meu condominio vai completar um ano de vida em dezembro, então neste meio tempo tivemos mtos problemas com entulho, havia aqueles espertinhos...que colocavam o saco de entulho na escadaria de incêndio...e logicamente, não do andar dele né...a pessoa descia na calada da noite e colocava uns 2 andares abaixo. Solução: passamos um comunicado avisando que é proibido colocar qualquer coisa nas escadas de incendio, inclusive isso é norma dos Bombeiros, e estamos instalando cameras em todos os halls pra pegar quem ainda o fizer tb...Uma coisa que ajudou muito foi a caçamba de entulho comunitária, o condominio alugou uma caçamba e o morador que quisesse usar tinha q pedir na portaria e dar o nome apto, quando a caçamba enche é feito o rateio entre quem usou...e não chega à 50 reais / pessoa...isso minimizou mto o problema dos entulhos...Divulgamos tb os ecopontos de entulho da prefeitura que são gratuitos (pelo menos em São Bernardo do Campo), se quiser conhecer tem um link aqui.. http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=su_ecopontos_rcd&column=&lIHTM=false Acho que na cidade de SP tb tem, é pouco divulgado, mas é mto útil, aqui em São Bernardo já estão abrindo o 5º...
ResponderExcluirPatrícia, quanta dica bacana! Vou tentar falar com a síndica.
ExcluirObrigada pela ajuda!
Beijos
Oi!
ResponderExcluirDei uma zapeada nos teus posts antigos e vi a sua indefinição sobre o gesso. Eu tô num dilema desses agora! Não sei se faço com ou sem luz indireta. Como você disse que tem uma pasta com um monte de fotos, gostaria de saber se você pode compartilhar. Ou por email, ou num flickr desses da vida.
Obrigado!
Eduardo, o problema de compartilhar as fotos, é que não tenho a propriedade delas, para dar os créditos.
ExcluirFaz uma busca no Google, com os estilos que você gosta, e mostra para o teu gesseiro. Acho que é mais fácil.
Abraços
Caramba que porcaria hein rs! Aqui no meu condominio possuimos uma rota de fuga bem larga o que nao impede de deixar lixeiras, pois o corpo de bombeiros autorizou por conta do espaço. Alem disso temos um numero enorme de funcionarios que cuidam da limpeza, que recolhem os lixos logo cedo e no inicio da tarde, desta forma o local nunca fica cheio de lixo. Nossas caixas de correspondencias ficam no 1º sub solo da garagem proximo aos elevadores de serviços de cada torre, pois são 6. E concordo com vc, pois ja fui sindica e tudo que tira o morador de sua zona de conforto eles implicam e não sabem distinguir os perigos. Aquela coisa de que: "Mas isso nunca acontecerá aqui!". Otimo post. Bjaum
ResponderExcluirNossa Sessa, que sonho hein! Desde a construção do vão maior, até o recolhimento do lixo mais de 1x ao dia? Quem dera isso por aqui. =S
ExcluirBeijão
"Sessa Derger"... Antecamera maior?... Mas maior quanto?
ExcluirO sindico do prédio acaba de passar um comunicado dizendo que vai tirar os latoes das antecameras.
Mas aqui tb tem bastante espaço na antecamera..
Menina, tem coisas que nem sei pra onde vai...é bom ler sobre isso pra ficar bem inteirada de como são as coisas em condomínio...
ResponderExcluirPois é Juci, só não se assuste. =P
ExcluirBeijos
Nossa Fabizinha, que coisa hein!
ResponderExcluirInfelizmente tem muiiita gente sem noção né, fiquei besta de ver as fotos, como as pessoas não tem vergonha de fazerem isso... acaba deixando uma imagem péssima né.. aff.. sempre existem as laranjas podres..
Triste né Erika. As pessoas só pensam no próprio nariz. =(
ExcluirBeijinhos
Acho tudo uma absurdo, a responsabilidade é de todos. É incrível como as pessoas acham que o condomínio não é a casa delas também. Moro em uma condomínio super antigo, o local onde se coloca o lixo é bem longe dos apartamentos e tem que está separado(reciclável, orgânico, vidro, oléo). Antigamente várias pessoas jogavam em caçambas quando tinha obras, ou deixam pelas áreas comuns, ainda bem que eram poucas pessoas.
ResponderExcluirHoje dia isso mudou, mas ainda tem aqueles "pequenos" lixos, papeis e coisas pequenas que jogam no chão. É de dar raiva e deixar indignado mesmo.
A maturidade do condomínio é uma coisa que me deixa esperançosa. Quem sabe com o passar do tempo as pessoas não aprendem né?!
ExcluirObrigada pelo comentário.
Beijos